Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Pesquisa mostra que 67% devem presentear neste Natal

Seis em cada dez brasileiros (67%) vão presentear alguém neste Natal. Os filhos devem ser os grandes felizardos, uma vez que 70% pretendem presenteá-los. Em seguida aparecem marido ou esposa (47%), mãe (41%) e irmão ou irmã (30%), entre outros, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

RENAN CARREIRA, Agencia Estado

19 de novembro de 2013 | 12h33

Quando perguntados sobre quem receberá o presente mais caro, os entrevistados afirmaram que será o filho (38%), marido ou esposa (21%), mãe (15%) e namorado (9%). O gasto médio total com presentes vai ser de R$ 111,39. Seis por cento vão gastar até R$ 30; 37% de R$ 30,01 a R$ 50; 23% de R$ 50,01 a R$ 100; 31% de R$ 100,01 a R$ 400; e 4% de acima de R$ 400. Os presentes mais procurados serão roupas (73%), calçados (38%), perfumes ou outros cosméticos (33%) e jogos e brinquedos em geral (33%), entre outros.

Segundo o levantamento, 42% pretendem presentear alguém porque gostam ou têm o costume e 39% porque consideram um gesto importante. A pesquisa revela que 55% dos consumidores querem comprar quatro (16%) ou cinco ou mais (39%) presentes.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, disse que este Natal será "sem dúvida" melhor que o do ano passado. Ele justificou o otimismo pelo alívio da inflação de alimentos e o recebimento do 13º salário. "Quando a inflação de alimentos esfria, os consumidores têm uma sensação melhor de caixa", afirmou.

13º salário

A sondagem revela ainda que 51% dos entrevistados pretendem utilizar o 13º salário para realizar as compras de Natal. Entre aqueles que não vão usar o recurso extra, 67% vão economizar ou poupar, 16% vão quitar dívidas e 5% comprarão bem de necessidade básica, entre outros.

A principal forma de pagamento na compra dos presentes será o dinheiro para 57% dos entrevistados. Em seguida aparecem as modalidades cartão de crédito parcelado (16%), cartão de débito (12%) e cartão de crédito à vista (9%).

Boa parte dos entrevistados vai comprar presentes em shopping center (44%) ou lojas de rua e bairro (26%), lojas de departamento (11%) e internet e lojas virtuais (9%).

O levantamento, feito entre 23 a 27 de outubro em todas as capitais do País, ouviu 869 consumidores - destes, 651 pretendem presentear. A margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Tudo o que sabemos sobre:
SPC BrasilCNDLpresentes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.