finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Petrobras anuncia descoberta de óleo leve em Campos

A Petrobras comunicou no início da noite a descoberta de óleo leve (29º API) no campo de Marimbá, na Bacia de Campos (em águas rasas de pós-sal). A empresa concluiu a perfuração de poço exploratório de extensão 3-MA-32A e o óleo leve foi constatado em reservatórios com espessura de 30 metros e com "boas características de porosidade e permeabilidade".

AE, Agencia Estado

16 de novembro de 2009 | 20h24

O volume recuperável de óleo é estimado em 25 milhões de barris. Segundo a empresa, a nova descoberta aumentará em 27% o volume recuperável do campo de Marimbá. De acordo com o comunicado da estatal, o "sucesso decorreu da revisão do modelo geológico da área e da aplicação de novas técnicas de interpretação de dados sísmicos".

Conforme a Petrobras, como no local já existe infraestrutura de produção instalada, a previsão é de que o novo poço seja interligado à plataforma P-8 e entre em produção até agosto do próximo ano.

"A descoberta é fruto da estratégia de intensificar a exploração de novas áreas produtoras próximas às unidades já instaladas, com vistas a aproveitar a capacidade das instalações existentes, que diminui os custos de produção da companhia, agilizando também a produção de novos volumes de óleo", diz o comunicado.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleoPetrobrasdescoberta

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.