-15%

E-Investidor: como a queda do PIB afeta o mercado financeiro

Petrobras e Ecopetrol fecham acordo para exploração no Peru

Como parte do negócio, colombiana vai adquirir participações em 2 blocos exploratórios no território peruano

Reuters,

17 de março de 2009 | 10h44

A Petrobras e a petroleira colombiana Ecopetrol SA fecharam acordos visando exploração e produção de hidrocarbonetos no Peru, informou a companhia colombiana nesta terça-feira, 17. Como parte do negócio, a Ecopetrol vai adquirir junto à Petrobras Energia del Peru participações em dois blocos exploratórios no território peruano.

 

Ambos os blocos estão localizados na região leste do país. O bloco 117, no qual a Ecopetrol terá 25 por cento, tem extensão de 13.865 quilômetros quadrados e fica na fronteira da Colômbia com o Equador. O bloco 110, com uma extensão de 14.831 quilômetros quadrados, fica na bacia de Ucayali e a Ecopetrol terá 50 por cento de participação.

 

Estes dois blocos fazem parte dos acordos subscritos em 2006 com a Perupetro, informou a Ecopetrol em um comunicado, e estão em fase de exploração. A Petrobras e a Ecopetrol assinaram em outubro do ano passado memorando de entendimentos para atuarem juntas em projetos dentro e fora da Colômbia.

 

A Ecopetrol já tem uma participação na exploração e produção no Peru em associação com empresas como Repsol e Talisman. Além disso, a Ecopetrol tem uma participação em seis áreas de avaliação técnica, juntamente com a Petrobras e a Petroperu.

 

"Estes acordos representam um novo passo no processo de internacionalização da Ecopetrol, como parte da estratégia destinada a alcançar uma produção de um milhão de barris de óleo equivalente por dia em 2015", afirmou a empresa em um comunicado nesta terça-feira. Os acordos ainda estão sujeitos a aprovações das autoridades peruanas.

Tudo o que sabemos sobre:
PetrobrasPetróleoEnergia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.