carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Petrobrás e PDVSA assinam acordo sobre refinaria em PE

Instalação será feita em Abreu e Lima e terá capacidade de refino de 230 mil barris diários

Efe,

30 de outubro de 2009 | 19h38

A Petrobrás e a estatal venezuelana PDVSA assinaram nesta sexta-feira, 30, um acordo para a construção e operação conjunta da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que terá uma capacidade de refino de 230 mil barris diários e deve começar a operar em 2011.

 

As duas estatais também assinaram outros acordos, entre eles um para a exploração de campos maduros de petróleo no lago Maracaibo, no oeste venezuelano.

 

No total, 15 convênios em diversas áreas foram assinados durante o sétimo encontro trimestral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, realizado na cidade de El Tigre, no leste do país.

 

PDVSA e Petrobras negociavam o acordo desde 2005, mas divergências estenderam o processo ao ponto de a estatal brasileira iniciar a construção da refinaria no ano passado de forma unilateral.

 

No último dia 7, a Petrobras informou que já investiu quase US$ 1 bilhão na construção da refinaria. Por isso, a partir de agora, com o acordo fechado, a PDVSA terá que assumir a parte que lhe corresponde desse valor, cerca de US$ 400 milhões.

Tudo o que sabemos sobre:
BrasilVenezuelaPetrobrasPDVSA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.