finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Petrobrás faz nova descoberta no pré-sal da Bacia de Santos

Reserva está localizada na área denominada Macunaíma e tem petróleo de boa qualidade; companhia ainda não apresentou dados sobre potencial 

Kelly Lima, da Agência Estado,

15 de fevereiro de 2011 | 20h01

A Petrobrás encontrou nova reserva potencial de óleo no pré-sal, em área denominada como Macunaíma, dentro do chamado Polo de Tupi, na Bacia de Santos. O reservatório está localizado no bloco BM-S-10, onde já havia sido localizada a reserva denominada Parati.

Segundo nota à imprensa, a nova a acumulação de petróleo é de boa qualidade (26º API). A descoberta resultou da perfuração do poço 4-BRSA-818 (4-RJS-668), em lâmina d água de 2134 metros, a 244 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.

A descoberta foi comprovada por meio de amostragem de óleo em teste a cabo, nos reservatórios localizados em profundidade de cerca de 5680 metros.

A Petrobrás é a operadora do consórcio para exploração do bloco BM-S-10 (65%), formado ainda pelas empresas BG Group (25%) e Partex Brasil (10%).

O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nessa área conforme Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), cuja conclusão está prevista para abril de 2012. A companhia ainda não apresentou quaisquer dados sobre o potencial da área.  

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.