Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Petrobrás fecha com 6 bancos e BNDES programa para crédito a fornecedores

Projeto quer ajudar os que têm maior dificuldade para levantar financiamentos e alavancar produção

Agência Estado,

17 de setembro de 2010 | 07h26

A Petrobrás fechou com seis grandes bancos de varejo brasileiros e mais o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um programa para facilitar a oferta de crédito aos fornecedores. O Programa Progredir, segundo comunicado, visa ampliar a base e o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da empresa.

Além dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco e o BNDES, participam da iniciativa o Programa Nacional de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e entidades de classe representativas da indústria fornecedora de bens e serviços.

O Progredir está iniciando a sua fase piloto e a expectativa da empresa é que esteja operando plenamente e atenda a todos os fornecedores a partir de fevereiro de 2011. O comunicado não informa valores ou detalhes sobre juros que serão cobrados.

De acordo com a estatal, o projeto se destina a todos os seus fornecedores, diretos e indiretos, com foco especial nos que têm maior dificuldade para levantar financiamentos e alavancar a sua produção. O Progredir está baseado na concessão de crédito lastreado nos "recebíveis ainda não performados em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia".

O crédito não envolverá recursos da Petrobrás, mas a companhia será o elemento âncora do programa, já que os recebíveis gerados pela estatal proverão maior suporte e garantia à concessão de crédito.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.