Petróleo sobe com demanda por óleo para aquecimento

Expectativas de maior demanda por óleo para aquecimento por causa do clima frio nos EUA e na Europa

Nathália Ferreira, da Agência Estado,

18 de dezembro de 2009 | 10h47

Os contratos futuros de petróleo operam em alta, em meio às expectativas de maior demanda por óleo para aquecimento por causa do clima frio nos EUA e na Europa. Os ganhos são mais expressivos na Nymex por conta da cobertura de posições vendidas depois de um incêndio em uma instalação de aprimoramento de petróleo em areias betuminosas da Suncor Energy, na terça-feira, 15.

O volume de negócios está fraco devido à ausência de indicadores econômicos nos EUA nesta sexta-feira, 18, e a proximidade das festas de fim de ano, o que contribui para movimentos mais acentuados.

 

Às 10h37 (de Brasília), o petróleo para janeiro na Nymex eletrônica subia 1,58%, a US$ 73,80 o barril. Na plataforma ICE, o petróleo Brent para fevereiro avançava 1,05%, a US$ 74,14 o barril.

 

O incêndio em uma das duas instalações da Suncor Energy de aprimoramento do petróleo em areias betuminosas - processo que facilita a exploração do petróleo e ajuda a reduzir o custo - ocorreu na terça-feira e foi extinguido dentro de uma hora. A empresa espera que os reparos demorem entre duas a quatro semanas e a produção deve ser reduzida em cerca de 120 mil a 150 mil barris por dia.

 

Isso pode se traduzir em "menor fluxo de petróleo canadense para o Oriente Médio, que pode diminuir o nível de formação de estoques em Cushing", afirmou Olivier Jakob, diretor gerente da consultoria Petromatrix.

 

Analistas não descartam um nervosismo por causa da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na terça-feira. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.