PF deflagra operação contra sites de pirataria

Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

PF deflagra operação contra sites de pirataria

Três sites de streaming de filmes - Armagedomfilmes, Filmesonlinegratis e Megafilmes - são acusados de cometer crimes contra os direitos autorais e serão retirados do ar

Murilo Rodrigues Alves, O Estado de S.Paulo

13 de outubro de 2016 | 11h49

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 13, a segunda fase da Operação Barba Negra para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra os direitos autorais pela internet.

Os sites Armagedomfilmes.biz, Filmesonlinegratis.net e Megafilmeshd20.org serão retirados do ar. No ano passado, na primeira fase da Barba Negra, a PF retirou do ar Mega Filmes HD e prendeu duas pessoas responsáveis pelo site.

Ao todo, cinco pessoas foram presas temporariamente, com mandados de busca e apreensão cumpridos em quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Também foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos.

Segundo a PF, em conjunto, os três sites recebem uma média de 64 milhões de visitas mensais (768 milhões de visitas anuais), com mais de 11 mil títulos disponíveis para streaming, com acessos partindo de Brasil e de vários países do mundo, especialmente Portugal e Japão. "Em razão do enorme tráfego, comparável a grandes portais legítimos no Brasil, os sites atraem redes de propaganda online nacionais e estrangeiras, fonte da vultosa receita que obtém, prática que é o foco desta segunda fase da operação", informou, por meio de nota, a Polícia Federal em Sorocaba, responsável pela operação.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de constituição de organização criminosa, com pena três a oito anos e multa, e de violação de direitos autorais com pena de dois a quatro anos e multa.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Sorocaba.

Segundo informações disponíveis no próprio Megafilmeshd20.org, os mais de 200 títulos da seção de filmes nacionais foram acessados mais de 2 milhões de vezes, incluindo lançamentos que ainda se encontram nas telas de cinema. No site Filmesonlinegratis.net, que conta com uma seção dedicada a telenovelas, uma das novelas nacionais consta como tendo sido assistida mais de 2 milhões de vezes pelos usuários do site.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.