Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

PIB cai 4,5% no Chile e 3% na África do Sul no trimestre

Peru viu o Produto Interno Bruto diminuir 2,08% em junho ante maio, o maior declínio mensal em 8 anos

Marcílio Souza, da Agência Estado,

18 de agosto de 2009 | 11h09

O Produto Interno Bruto (PIB) do Chile encolheu 4,5% no segundo trimestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, pressionado pela forte queda da produção industrial, informou o banco central do país. Numa base sazonalmente ajustada, o PIB caiu 0,4% em comparação com o primeiro trimestre, disse a autoridade monetária.

 

Veja também:

especialAs medidas do Brasil contra a crise

especialAs medidas do emprego

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise

 

A produção industrial diminuiu 13,1% no segundo trimestre ante igual período do ano passado, depois de ter contraído 10,3% no primeiro trimestre; a produção mineral recuou 2,5% no segundo trimestre, a sétima queda consecutiva.

 

A demanda doméstica diminuiu 10,6% no segundo trimestre ante igual intervalo de 2008, prejudicada principalmente pela queda de 19% da formação bruta de capital fixo. As exportações de bens e serviços caíram 5,4%, enquanto as importações diminuíram 18,8%.

 

O PIB do Peru, por sua vez, diminuiu 2,08% junho ante maio, o maior declínio mensal em oito anos. No primeiro semestre do ano, no entanto, o PIB expandiu-se 0,34% ante igual período do ano passado. A agência de estatísticas do governo do país não divulgou dados do segundo trimestre. Em 2008, o PIB peruano expandiu-se aproximadamente 10%.

 

A indústria de manufatura do Peru encolheu 12,24% em junho, prejudicada pelas exportações mais fracas para os EUA e a Venezuela. A atividade no setor de construção recuou 1,3%.

 

Na África do Sul, o PIB diminuiu 3% em termos anualizados no segundo trimestre deste ano. A atividade já havia encolhido 6,4% e 1,8% nos dois trimestres anteriores, colocando a maior economia da África em sua primeira recessão em 17 anos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
PIBChileÁfrica do SulPeru

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.