PIB da China em 2020 deve alcançar 100 trilhões de iuanes--Xinhua

O Produto Interno Bruto (PIB) da China vai atingir 100 trilhões de iuanes (16 trilhões de dólares) até 2020, perto do tamanho da economia norte-americana em 2012, informou a agência de notícias oficial Xinhua, citando uma estimativa econômica oficial.

Reuters

29 de novembro de 2012 | 07h29

Em 2020, o PIB per capita da China deve superar 10 mil dólares, quase o dobro do volume de 2011, disse o vice-chefe do Escritório do Grupo Central de Liderança em Assuntos Financeiros e Econômicos, Yang Weimin.

Ao longo dos próximos anos, um desenvolvimento mais rápido nas regiões central e oeste do país também significa que as receitas irão subir mais rápido para os moradores dessas regiões do que nas partes mais desenvolvidos do leste, disse Yang.

O PIB da China em 2011 foi de 47,2 trilhões de iuanes. Na quarta-feira, o ministro do Comércio chinês afirmou que o país certamente irá atingir a meta de crescimento econômico do governo de 7,5 por cento para 2012 e que pode até superá-la.

A taxa de crescimento da China desacelerou por sete trimestres seguidos, e o país se encaminha para o ano mais fraco de expansão desde 1999, embora a um ritmo que supere bastante o restante das principais economias do mundo.

(Reportagem de Melanie Lee)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROCHINAPIBXINHUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.