Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

PIB da Coreia do Sul cresce mais que o esperado no 3o tri

A economia da Coreia do Sul cresceu no ritmo mais forte em sete anos e meio no terceiro trimestre, derrubando os preços dos bônus à medida em que os investidores apontavam que os dados colocarão pressão no banco central para um aumento de juros em breve.

SEO EUN-KYUNG E YOO CHOONSIK, REUTERS

26 de outubro de 2009 | 08h04

O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 2,9 por cento sobre o segundo trimestre, com ajuste sazonal, ante expectativa do mercado de 2,2 por cento. Foi a melhor expansão desde o primeiro trimestre de 2002.

Em relação ao terceiro trimestre de 2008, houve avanço de 0,6 por cento, contrariando a previsão de analistas de queda de 0,3 por cento.

A maior parte do crescimento da quarta maior economia da Ásia, no entanto, veio dos estoques, que caíram menos no terceiro trimestre que no segundo.

"Tecnicamente, todo o crescimento veio dos estoques, mas a taxa de crescimento ainda é importante", disse o economista Lee Sang-jae, da Hyundai Securities.

O consumo privado e o investimento em capital aumentaram, mas o gasto do governo, o investimento em construção e as exportações líquidas caíram.

No segundo trimestre, a economia havia crescido 2,6 por cento.

A maioria dos analistas espera que o Banco da Coreia mantenha a taxa de juro até o começo do ano que vem, para confirmar que a economia global emergiu da recessão. A taxa atualmente está no recorde de baixa de 2 por cento.

Mas o rendimento do bônus de 5 anos subiu 4 pontos-básicos, para 5,10 por cento, no maior fechamento desde 21 de novembro de 2008.

Tudo o que sabemos sobre:
MACROCOREIAPIB*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.