PUBLICIDADE

PIB da Espanha cresce 0,2% no 2º trimestre

Alta refere-se ao 1º trimestre deste ano; em relação ao mesmo período de 2009, houve um recuo de 0,1% 

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

A economia a Espanha continuou a se expandir moderadamente no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior, em meio à tímida recuperação da demanda doméstica, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE, na sigla em inglês).

PUBLICIDADE

O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,2% no segundo trimestre, em relação ao primeiro trimestre, mais recuou 0,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento trimestral ficou em linha com os dados preliminares do PIB, divulgado pelo instituto no dia 13 de agosto, mas os números em bases anuais foram levemente melhores do que a queda de 0,2% estimada anteriormente.

Na quarta-feira, o INE anunciou os dados revisados do PIB em 2009, que mostraram uma queda de 3,7%, ante o declínio de 3,6% divulgado originalmente.

No primeiro trimestre de 2010, o PIB da Espanha cresceu 0,1%, na comparação com o período anterior, e recuou 1,3%, em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia espanhola apresentará contração de 0,4% em 2010 e crescimento de 0,6% em 2011. As informações são da Dow Jones. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.