Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

PIB da Índia supera expectativas e cresce 5,8% no trimestre

Agricultura e serviços puxam alta na terceira maior economia da Ásia, pouco dependente de exportações

Reuters

29 de maio de 2009 | 08h01

A economia da Índia cresceu mais do que o esperado no primeiro trimestre do ano, auxiliada pelos setores de agricultura e serviços, e indica que a terceira maior economia da Ásia já começa a se recuperar da crise.

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 5,8% de janeiro a março, quando comparado ao mesmo período do ano passado. É o menor crescimento registrado há quatro anos, mas acima da previsão de 5,2% estimada por analistas.

 

"A economia superou as expectativas, apesar das condições de crédito muito desfavoráveis", disse Han-Sia Yeo, estrategista do Australia and New Zealand Banking Group em Singapura. Analistas estimam que o PIB cresceu 1,2% no trimestre quando comparada ao trimestre anterior, que teve estagnação.

 

Ao contrário da maioria das economias asiáticas, que dependem pesadamente de exportações para o crescimento econômico, a Índia é sustentada pela demanda interna. Mesmo assim, o país sofreu uma forte desaceleração em 2008, enquanto o corte de empregos no setor de exportação e o menor fluxo de investimentos minavam a confiança de consumidores e empresários.

 

A exportação representa 15% no PIB da índia, menos da metade dos níveis da China e do Japão. "Acredito que o ciclo de crescimento do PIB começou. Já passamos pelo olho do furação", disse Rajeev Malik, economista do Macquarie Capital, de Singapura.

Tudo o que sabemos sobre:
Crise financeiraÍndiaPIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.