PIB da Islândia registra 2% de queda no 2º trimestre

Economia do país continua em queda em consequência da redução da produção doméstica

Danielle Chaves, da Agência Estado,

04 de setembro de 2009 | 10h49

O produto interno bruto (PIB) da Islândia caiu 2,0% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro trimestre, e recuou 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o escritório de estatísticas do país. A economia da Islândia continuou em queda no segundo trimestre, embora a um ritmo mais lento, em consequência da redução da produção doméstica após uma crise cambial agravada pelos problemas do sistema bancário do país.

 

Veja também:

especialAs medidas do Brasil contra a crise

especialAs medidas do emprego

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise

 

Em termos reais, a economia islandesa teve 5,5% de contração no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre, o PIB da Islândia havia declinado 3,6% em uma base trimestral e 3,9% no ano, depois de ter caído 0,9% e 1,5%, respectivamente, no trimestre anterior.

 

A agência nacional de estatísticas afirmou que os gastos domésticos totais diminuíram 4,3% em termos reais no segundo trimestre, enquanto as exportações cresceram 0,4% e as importações recuaram 4,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

 

A Islândia sofreu uma crise quando seus três maiores bancos, que representam 85% do setor bancário do país, foram atingidos por US$ 80 bilhões em dívida, valor várias vezes maior que o PIB do país.

 

Nesta semana, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) previu uma queda de 7% na produção econômica da Islândia neste ano, seguida por um declínio de 0,8% em 2010.

 

Para dar suporte à sua economia e restabelecer relações financeiras normais com mercados estrangeiros, a Islândia solicitou recentemente sua entrada na União Europeia, recapitalizou dois dos três bancos nacionalizados e concordou em reembolsar quase US$ 6 bilhões a clientes do Reino Unido e da Holanda que perderam dinheiro com o banco online islandês Icesave. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
PIBIslândia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.