PIB da zona do euro cresce 0,4% no 3º trimestre

O primeiro período de crescimento da zona do euro (grupo ds 16 países que adotam o euro como moeda) desde o primeiro trimestre de 2008 foi confirmado na revisão dos dados do terceiro trimestre, que também mostraram que os gastos do governo e a retomada do comércio impulsionaram a economia. Segundo dados da Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) da região cresceu 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo, confirmando o dado preliminar publicado em novembro e em linha com a previsão de economistas.

NATHÁLIA FERREIRA, Agencia Estado

03 de dezembro de 2009 | 08h27

Em comparação com o terceiro trimestre de 2008, o PIB caiu 4,1%. No segundo trimestre, o PIB da zona do euro caiu 0,2% em relação ao primeiro trimestre, e recuou 4,8% em termos anuais. Esses dados também não foram revisados. A retomada na atividade no terceiro trimestre foi liderada pelo comércio. As exportações aumentaram 2,9% e as importações cresceram 2,6%, após ambas terem registrado declínio nos dois primeiros trimestres de 2009.

Os gastos do governo subiram 0,5% no terceiro trimestre ante o segundo, enquanto que os gastos dos consumidores caíram 0,2%. Na União Europeia (países da zona do euro e mais 11 nações) como um todo, o PIB caiu 0,3% no terceiro trimestre ante o segundo e recuou 4,3% em base anual. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
zona do euroPIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.