PIB da Zona do Euro sobe 0,4% do 2º para o 3º trimestre

Na comparação o terceiro trimestre de 2008 a economia da região caiu 4%, conforme dados da Eurostat

Marcílio Souza, da Agência Estado,

08 Janeiro 2010 | 08h34

O PIB da zona do euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre do ano passado em comparação com o segundo trimestre, mas caiu 4,0% frente ao terceiro trimestre de 2008, de acordo com dados finais divulgados pela agência de estatísticas da região, a Eurostat.

 

A variação na comparação trimestral foi igual à anunciada originalmente; na comparação anual, houve uma leve revisão para melhor em relação ao declínio de 4,1% que havia sido divulgado antes. Os economistas previam, em média, que tanto a alta de 0,4% quanto a queda de 4,1% fossem confirmadas hoje.

 

A Eurostat também revisou seus dados para diversas partes da economia. A agência agora estima que a reformulação de estoques tenha acrescentado meio ponto porcentual ao PIB; a estimativa anterior havia sido de um terço de ponto.

 

O gasto dos consumidores e o investimento caíram 0,1% e 0,8%, respectivamente, enquanto os gastos do governo cresceram e as exportações deram uma pequena contribuição para a expansão.

A recuperação na comparação trimestral ficou altamente concentrada na indústria, cuja produção expandiu-se 2,3%, acrescentando 0,4 ponto porcentual ao PIB.

 

Em toda a União Europeia, o PIB aumentou 0,3% no terceiro trimestre ante o segundo, mas caiu 4,3% na comparação com o terceiro trimestre de 2008.

 

As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.