Publicidade

PIB dos EUA cresce 1,8% no 3º trimestre

Leitura final do indicador veio abaixo das expectativas dos analistas, mas foi a maior alta do ano 

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

WASHINGTON - A economia norte-americana cresceu à taxa anualizada de 1,8% no terceiro trimestre, segundo leitura final divulgada pelo Departamento do Comércio. Embora tenha sinalizado o mais forte desempenho da economia no ano, a alta foi menor que a previsão anterior que apontou expansão de 2%. Os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam que o PIB fosse revisado em alta, para crescimento de 2%.

PUBLICIDADE

O Departamento do Comércio revisou a alta dos gastos com consumo para 1,7% no terceiro trimestre, a partir da estimativa anterior de aumento de 2,3%. Os gastos menores dos consumidores foram compensados parcialmente por uma revisão em alta dos investimentos nos estoques das empresas.

Os lucro das empresas continuou a subir apesar da lenta recuperação da economia em geral. O lucro após impostos das empresas e sem ajuste aos estoques ou consumo de capital - aumentou a uma taxa anual de 2,1% no terceiro trimestre, ante o segundo trimestre. A leitura foi menor que a estimativa anterior, que apontou uma alta de 2,5%, mas foi mais forte que a expansão de 1,1% no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.