Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

PIB dos países da OCDE tem maior retração desde 1960

O Produto Interno Bruto (PIB) das 30 economias avançadas que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu 2,1% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto trimestre do ano passado. Segundo a OCDE, trata-se da maior contração para o período de três meses desde que os registros foram iniciados, em 1960. A maior queda até então havia sido registrada no trimestre anterior, ou seja, o último de 2008, quando a economia dos países do grupo encolheu 2%.

CYNTHIA DECLOEDT, Agencia Estado

25 de maio de 2009 | 10h52

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reúne 30 países, que produzem mais da metade de toda a riqueza do mundo. O Brasil não faz parte da organização.

Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB dos países membros da OCDE teve contração de 4,2%. No período, a desaceleração foi comandada pela Alemanha e Japão, grandes países com economias orientadas por exportações de manufaturados, onde o PIB contraiu 6,9% e 9,1%, respectivamente, na mesma base de comparação.

O Japão sozinho respondeu por 1% da queda anual de 4,2% do PIB agregado total da OCDE, enquanto a zona do euro (16 países europeus que compartilham a moedA) respondeu por 1,3% da queda. Os Estados Unidos responderam por 0,9%. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
PIBOCDE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.