PIB evidencia retomada do crescimento, diz Meirelles

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, avaliou hoje que os números do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2009, divulgados hoje, mostram a retomada do crescimento da economia e que os efeitos mais negativos da crise já foram superados. Ele destacou ainda que o aumento do investimento revela confiança dos agentes econômicos em relação ao futuro da economia brasileira.

FERNANDO NAKAGAWA, Agencia Estado

10 de dezembro de 2009 | 16h21

"Cabe notar que a taxa de crescimento observada no 3º trimestre ante o 2º trimestre de 2009 com ajuste sazonal foi superior àquela registrada em igual período de 2008 sobre o mesmo critério de comparação. Este fato evidencia a retomada do dinamismo da economia brasileira e a superação dos efeitos mais agudos da crise internacional", citou Meirelles, via a assessoria de imprensa da instituição.

Segundo o presidente do BC, os dados apresentados pela manhã também "corroboram o cenário de retomada do crescimento da economia brasileira após uma breve contração no final de 2008 e início de 2009". Essa volta da atividade econômica, segundo ele, "já vinha se delineando em indicadores desagregados como aqueles referentes à atividade no comércio e na indústria, bem como ao mercado de trabalho".

Outro item destacado pelo presidente do BC é o aumento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que indica o nível de investimento na economia. Para Meirelles, a expansão desse indicador "indica a solidez da retomada e a confiança dos agentes econômicos na manutenção do crescimento".

Tudo o que sabemos sobre:
PIBIBGEMeirellescrescimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.