PIB japonês do segundo trimestre deve ser positivo

Jornal financeiro Nikkei prevê crescimento anualizado de 3,4%, após as medidas de incentivo ao consumo

Efe,

16 de agosto de 2009 | 04h11

O governo japonês divulga nesta segunda-feira o PIB do Japão entre abril e junho. Analistas preveem um crescimento positivo para a segunda economia do mundo pela primeira vez após quatro trimestres de contração.

 

Um estudo de 28 instituições privadas, realizado pelo jornal financeiro Nikkei, assinalou que o Produto Interno Bruto (PIB) poderia ter crescido cerca de 3,4% em taxa anualizada durante o segundo trimestre do ano. Outros analistas assinalam que, com relação ao trimestre anterior, a economia japonesa teria crescido ao redor de 1%.

 

Segundo o Nikkei, acredita-se que as medidas de estímulo aprovadas recentemente pelo governo de Taro Aso deram seu fruto para impulsionar o consumo, o investimento público e as exportações, enquanto se prevê que a demanda doméstica siga em baixa.

 

O Japão vive desde meados de 2008 sua pior recessão desde o fim da Segunda Guerra Mundial e nos últimos quatro trimestres consecutivos sua economia caiu, sobretudo devido ao colapso das exportações causada pela queda global da demanda.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoPIB positivo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.