PUBLICIDADE

PIB mostra estagnação no início do 4º trimestre, aponta Serasa

Nenhum dos setores produtivos registrou aumento em outubro 

Por Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - A economia brasileira continuou estagnada na abertura do quarto trimestre do ano, de acordo com o Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) divulgado nesta quarta-feira, 21, pela Serasa Experian. A variação em outubro foi nula em relação a setembro, já descontando as influências sazonais. No começo deste mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro estacionou no terceiro trimestre, com crescimento zero em relação ao segundo trimestre, na série livre de influências sazonais.

PUBLICIDADE

Em relação ao mesmo mês de 2010, o PIB medido pela Serasa Experian registrou crescimento de 1,3% em outubro, menor expansão neste critério de comparação em dois anos. Com isso, a taxa de crescimento acumulada no ano caiu de 3,2% em setembro para 3% em outubro. Nos 12 meses encerrados em outubro, houve expansão de 3,4%. O acumulado em 12 meses até setembro estava em 3,7 %.

De acordo com o PIB Mensal, nenhum dos setores produtivos registrou aumento em outubro. Serviços tiveram variação zero ante setembro, a indústria passou por uma queda de 0,1% e o setor agropecuário recuou 1,1%.

Para os economistas da Serasa Experian, as medidas adotadas pelo governo para reaquecer a economia - como corte dos juros, reversão de medidas macroprudenciais e isenções fiscais - deverão surtir efeitos somente a partir de 2012. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.