Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

PIB revisado do Reino Unido aponta queda de 0,6%

A economia do Reino Unido se contraiu mais que o calculado inicialmente no quarto trimestre do ano passado. Em sua segunda estimativa para o dado, o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) informou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) no Reino Unido caiu 0,6% no período, depois de subir 0,7% no terceiro trimestre. Anteriormente, havia sido divulgada uma queda de 0,5% no PIB no quarto trimestre.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

25 de fevereiro de 2011 | 08h31

O resultado revisado representa a maior contração na economia britânica desde o segundo trimestre de 2009, quando houve recuo de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB). Esta é a primeira queda desde o terceiro trimestre de 2009. Economistas esperavam que a revisão não mudasse o cálculo inicial.

Segundo o ONS, o clima extremamente frio de dezembro retirou 0,5 ponto porcentual do PIB, o mesmo impacto estimado anteriormente. Sem o efeito das nevascas, a economia britânica teria recuado 0,1% no quarto trimestre. Os gastos das famílias diminuíram 0,1%, enquanto os gastos do governo aumentaram 0,7%. A Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) caíram 2,5% e o nível dos estoques subiram 1,2 bilhão de libras no quarto trimestre.

Dados divulgados separadamente pelo ONS mostraram que os investimentos das empresas no período totalizaram 29,6 bilhões de libras, uma queda de 2,5% ante o terceiro trimestre. Foi feita uma revisão para cima nos investimentos do terceiro trimestre, mostrando crescimento de 4,0% ante o segundo trimestre, em vez dos 3,1% calculados anteriormente. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
PIBReino Unidorevisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.