portfólio

E-Investidor: qual o melhor investimento para 2020?

PIB trimestral britânico tem maior contração desde 1980

Segundo dados revisados, economia do Reino Unido encolheu 1,6% no quarto trimestre de 2008

Nathália Ferreira, da Agência Estado,

27 de março de 2009 | 08h33

A economia britânica registrou sua maior contração trimestral desde 1980 no quarto trimestre do ano passado, segundo dados revisados divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Escritório Nacional de Estatísticas. O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido encolheu 1,6% no período entre outubro e dezembro de 2008 em relação ao trimestre imediatamente anterior e declinou 2% na comparação com igual período de 2007.

 

Veja também:

especialDe olho nos sintomas da crise econômica 

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise  

 

As estimativas anteriores eram de queda de 1,5% do PIB na comparação trimestral e declínio de 1,9% em base anual. Economistas esperavam que essas estimativas fossem mantidas. Os dados confirmam que o Reino Unido entrou em recessão, uma vez que o PIB teve contração de 0,7% no terceiro trimestre em relação ao segundo, embora tenha crescido 0,4% na comparação anual.

 

O quociente de poupança das famílias saltou para 4,8% no quarto trimestre, de 1,7% no terceiro, atingindo o maior nível desde os primeiros três meses de 2006. No último trimestre do ano passado, os gastos das famílias caíram 1%, o maior declínio trimestral em 28 anos.

 

A produção em serviços teve contração de 0,8% no quarto trimestre de 2008, a mais forte desde o terceiro trimestre de 1979. No setor produtivo, a queda foi de 4,5% no quarto trimestre, a maior desde o primeiro trimestre de 1974. Já a produção em construção declinou 4,9% no trimestre, no maior declínio desde o último trimestre de 1980.

 

França

 

O PIB da França teve contração menor do que a inicialmente estimada no quarto trimestre do ano passado, segundo revisão final divulgada nesta sexta pelo escritório de estatísticas Insee.

 

No último trimestre de 2008, o PIB da França encolheu 1,1% em relação ao terceiro trimestre, comparado a uma estimativa anterior de contração de 1,2%. Em comparação anual, o PIB da França caiu 0,9% no período entre outubro e dezembro de 2008.

Tudo o que sabemos sobre:
Crise FinanceiraReino UnidoPIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.