24 de março de 2009 | 01h51
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse ontem que o uso de financiamento público através do plano de resgate do sistema financeiro anunciado pelo governo reduzirá o risco de uma recessão profunda.
Veja também:
De olho nos sintomas da crise econômica
"Nós estaremos dispostos a fornecer capital para o sistema numa escala tal que estas instituições terão recursos suficientes, mesmo numa recessão profunda", afirmou Geithner durante a conferência "Future of Finance Initiative", patrocinada pelo "The Wall Street Journal".
Além de garantir que os bancos estejam bem capitalizados, o governo dos EUA também está tentando ajudar a limpar ativos tóxicos de seus balanços.
O governo anunciou ontem um esforço coordenado envolvendo o Tesouro, o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) e a Corporação Federal de Seguro de Depósito "FDIC, na sigla em inglês) para juntar até US$ 100 bilhões com o capital do setor privado a fim de comprar US$ 500 bilhões em ativos sem liquidez relacionados com hipotecas. O programa pode duplicar de tamanho ao longo do tempo.
Encontrou algum erro? Entre em contato