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Plataforma das teles 'nãomeperturbe' recebe 620 mil inscrições até as 17h

Consumidor pode se cadastrar no site para não receber mais ligações de telemarketing de telefonia; criação da lista foi determinação da Anatel

Por Anne Warth
Atualização:

BRASÍLIA - Até as 17 horas desta terça-feira, 16, 620 mil pessoas se cadastraram na plataforma online “nãomeperturbe” para não receber mais ligações de telemarketing de empresas que prestam serviços de telecomunicações, de acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Mais cedo, o sindicato que representa as operadoras, o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal), divulgou um balanço das primeiras 12 horas de funcionamento do site, durante as quais 328 mil pessoas se cadastraram – o site entrou no ar à meia-noite. Em média, de acordo com as teles, foram 13 mil acessos simultâneos e, durante a manhã, houve pico superior a 40 mil acessos no mesmo momento.

Em média, de acordo com as empresas, foram 13 mil acessos simultâneos e, durante a manhã, houve pico superior a 40 mil acessos Foto: NILTON FUKUDA/ESTADAO

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O presidente substituto da Anatel, Emmanoel Campelo, ressaltou que o site não saiu do ar em nenhum momento, a despeito da alta procura dos consumidores. Isso, na avaliação dele, “mostra o rigor técnico com que esse trabalho foi desenvolvido”.

Para se cadastrar e deixar de receber ligações indesejadas, basta registrar entrar no site www.naomeperturbe.com.br. É preciso criar um login e senha e informar nome completo, CPF, e-mail e telefone. O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.

O site foi criado pelas empresas, em cumprimento a uma determinação da Anatel, com o objetivo de respeitar a vontade de casa usuário individualmente. Participaram da iniciativa Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Para o Sinditelebrasil, a solução é pioneira e poderá servir de exemplo para outros setores. O bloqueio vale apenas para empresas de telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura.

De acordo com a superintendente de Relações com Consumidores da agência, Elisa Leonel, o setor de telecomunicações responde por 32% das ligações realizadas por telemarketing.

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O Brasil conta hoje com 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel, segundo o Sinditelebrasil.

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