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Plataforma que bloqueia telemarketing de telefonia ultrapassa um milhão de cadastros em dois dias

Portal 'Não Me Perturbe', criado a partir de determinação da Anatel, registrou 1,125 milhão de cadastros de clientes nesta quinta

Por Érika Motoda
Atualização:

Com dois dias de existência, o portal naomeperturbe.com.br registrou nesta quinta, 18,1,125 milhão de cadastros de consumidores que não querem mais receber ligações de telemarketing de empresas de telefonia.

Página inicial da plataforma 'Não Me Perturbe', na qual clientes podem incluir seus dados para bloqueio de ligações de telemarketing de telefonia Foto: Não Me Perturbe/ Reprodução

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O site foi lançado à meia noite do dia 16 de julho e, até as 17 horas do mesmo dia, 620 mil pessoas já haviam se cadastrado. A plataforma foi criada pelas operadoras a partir de uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pois, segundo o órgão regulador, essas companhias são responsáveis por um terço das ligações de telemarketing indesejadas

Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas. Sendo que a média do ano de 2018 foi de 2,2 mil reclamações por mês.

No dia do lançamento, o presidente substituto da agência reguladora, o conselheiro Emmanoel Campelo, disse que o uso excessivo do telemarketing é um fenômeno mundial, que “não se trata de um problema apenas do Brasil”, e comemorou o bom desempenho da plataforma.

O Não Me Perturbe, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos. A ideia, segundo o presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, é que a agência estude soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema das ligações indesejadas vindas de outros setores.

Como bloquear as ligações no site Não Perturbe?

  • Primeiramente, o consumidor deve se cadastrar na plataforma, informando o nome completo, CPF e e-mail, além de criar uma senha de acesso;
  • Depois, na página inicial, o consumidor deve clicar no ícone "Cadastro";
  • Em seguida, deve selecionar a opção "Solicitar bloqueio";
  • Por último, basta informar o número de telefone.

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A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias a partir da data do cadastramento.

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