Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

PlayStation 4 tem defeito apelidado de ‘Luz azul da morte’

Apelido da falha é referência ao 'Anel vermelho da morte' que ficou famoso no Xbox 360 da Microsoft

Carlo Cauti, especial para o Estadão,

21 de novembro de 2013 | 13h40

SÃO PAULO - O PlayStation 4 fez sua estréia nos Estados Unidos e no Canadá com recorde de vendas de um milhão de unidades em 24 horas, mas um defeito em alguns consoles  também está colaborando para a notoriedade do videogame da Sony.

O problema técnico causa o bloqueio do jogo por superaquecimento ou impede a conexão com o aparelho de TV. Na Internet, o problema ganhou o apelido de "Luz Azul da Morte", referencia a um velho problema apresentado pelo rival, o Xbox 360, o famoso "Anel Vermelho da Morte".

Em 2008, quando a Microsoft tinha acabado de lançar seu serviço on-line Xbox Live, a atualização de um grande número de consoles apresentou problemas, e em volta do botão de energia apareciam três luzes formando um anel, que ganhou o apelido dos usuários de "Anel Vermelho da Morte".

Viral. A Microsoft nunca divulgou os dados sobre o número de Xbox 360 que apresentaram o problema, mas o episódio acabou se transformando em um fenômeno viral nas redes sociais.

Surgiram camisetas com escritas "Red Ring Club", adesivos e até tatuagens. Uma forma de exorcizar a raiva de ter nas mãos um console caríssimo e ao memo tempo problemático.

No PlayStation 4, que foi lançado por US$ 399 nos Estados Unidos e vai custar R$ 4 mil no Brasil, alguns consoles apresentam uma luz azul na parte superior no momento em que ele é ligado.

Em alguns casos relatados por usuários, o console liga e desliga de forma intermitente sem que o usuário consiga usar o aparelho. Segundo a Sony, as unidades com defeitos seriam o 0,4%, um número considerado pela empresa como "dentro das expectativas para o lançamento de um novo produto".

Já começaram a aparecer na internet mensagens sobre o problema, porém sem apresentar soluções definitivas. Muitos usuários aconselham usar o cabo HDMI do PlayStation 3, modelo anterior, ou desligar e ligar novamente o aparelho.

No Twitter, centenas de pessoas que compraram o jogo começaram a mandar mensagens de protesto para o perfil da Sony.

O PS4 vai ganhar um concorrente direto no mercado mundial nesta sexta-feira, 22, com o lançamento do Xbox One, da Microsoft. A Sony anunciou que espera vender três milhões de unidades de PlayStation 4 até o final do ano.

Tudo o que sabemos sobre:
PlayStationvideogamesony

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.