Plínio Musetti assume conselho do Grupo Estado

O engenheiro civil e administrador de empresas Plínio Villares Musetti foi eleito hoje presidente do Conselho de Administração do Grupo Estado, em substituição a Aurélio de Almeida Prado Cidade, no cargo desde 2007. A escolha de Musetti pela assembleia geral dos acionistas dá continuidade à política de profissionalização do conselho, iniciada há quatro anos com Aurélio Cidade.

AE, Agencia Estado

25 de julho de 2011 | 13h32

O Conselho de Administração do Grupo Estado é composto também pelos acionistas Fernão Lara Mesquita, Francisco Mesquita Neto, Júlio César Mesquita, Patrícia Maria Mesquita e Roberto C. Mesquita.

O Conselho de Administração, órgão máximo da organização e representativo dos acionistas, a família Mesquita, estabelece as diretrizes estratégicas, supervisiona a diretoria executiva e exerce a orientação editorial e empresarial do grupo.

O novo presidente é sócio responsável pela gestão de participações da Pragma Patrimônio. Foi, a partir de 1992, presidente da Elevadores Atlas e, posteriormente, da Atlas Schindler. Em 2002, tornou-se sócio do braço de private equity do banco JPMorgan, participando por seis anos de decisões estratégicas de investimentos em empresas. Entre 2008 e 2009, foi presidente da Satipel Industrial, tendo participado do processo de abertura de capital da empresa e da fusão com a Duratex.

O executivo, que participa de três outros conselhos de administração (Portobello, Adecoagro e Droga Raia, sendo deste também presidente), afirma que sua chegada ao Grupo Estado "é uma oportunidade de participar de uma instituição ligada à história do País". "É uma satisfação poder contribuir com a governança deste grupo", afirma.

Musetti diz que a atuação em diversas plataformas de veiculação - jornais, agência de notícias, rádios e portais de internet - é uma das grandes oportunidades da empresa. "É a base do atendimento a diversos públicos e mercados, com a ética e os princípios que perduram por tantos anos."

A missão no Grupo Estado também representa a atuação em um novo setor, e que passa por importantes transformações. "Tenho uma formação generalista e a chegada a este setor é fascinante. Espero contribuir neste momento, trabalhando junto com o conselho e os executivos."

Para Aurélio Cidade, presidente do conselho desde 2007, "foi um período muito produtivo e de grande aprimoramento do modelo de governança, exemplar no setor". "Esta sucessão é mais um ciclo de avanço e progresso. A companhia está com excelente saúde financeira, produtos renovados e prestigiados, organização bem estruturada e com equipes talentosas e motivadas para implantar os planos estratégicos recentemente elaborados e os investimentos que eles requerem."

A presidência do Conselho de Administração já foi ocupada por Luiz Vieira de Carvalho Mesquita (1984-1996), Ruy Mesquita (1996-1997), Francisco Mesquita Neto (1998-2005) e Roberto C. Mesquita (2005-2007).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.