Pnaorama econômico

Pnaorama econômico

Brasil cai no ranking de exportadores

, O Estado de S.Paulo

27 de março de 2010 | 00h00

A queda nos preços de commodities fez o Brasil cair no ranking das maiores potências comerciais, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC). O País caiu da 22.ª posição em 2008 para a 24.ª, em 2009. Em volume, a queda das exportações nacionais de 8% foi mais acentuada que a média sul-americana, de 5%. A China assume pela primeira vez a liderança, superando Alemanha e Estados Unidos.

Rodada Doha não será concluída em 2010

Em Genebra, governos concluíram uma semana de reuniões com a constatação velada de que não há como fechar a Rodada Doha (de liberação do comércio mundial) em 2010. Surge ainda pela primeira vez nos bastidores a ideia de declarar uma suspensão indefinida do processo. Nesta semana, o Canadá avisou que o tema não será prioridade na agenda da cúpula do G-20 (20 países mais desenvolvidos), que ocorre em Ottawa.

Governo de SP desiste de privatizar a Cesp

O governo do Estado de São Paulo decidiu que a Cesp não será mais privatizada, disse o diretor-presidente da estatal, Vilson Christofari. "Uma vez que a empresa não será mais privatizada, retomaremos a vocação de empreendedor." Para 2010, os investimentos da Cesp são de R$ 150 milhões.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.