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Pneu sem ar chega para melhorar segurança nas estradas

Bridgestone mostrou pneu feito de resina termoplástica no Salão do Automóvel do Japão e promete vantagens ambientais e menos acidentes

Economia & Negócios,

21 de novembro de 2013 | 15h33

SÃO PAULO - Uma nova geração de pneus que não precisam ser inflados com ar comprimido foi apresentada pela Bridgestone. O pneu ‘air free’ poderá ser usado inicialmente em veículos pequenos, mas segundo o fabricante o produto representa uma revolução em termos de segurança nas estradas.

O pneu sem ar é fabricado com resina termoplástica. Segundo o fabricante, o produto oferece um 'design ambiental' e melhor performance de condução.

O pneu 'air free' apresentado pela Bridgestone no Salão do Automóvel de Tóquio (Foto:Efe)

Não-pneumático. A segunda geração do pneu 'air free' foi mostrado pela primeira vez nesta quinta-feira, 21, no Salão do Automóvel de Tóquio. O salão abre as portas para o público no sábado, dia 23.

Confira as novidades do Salão do Automóvel de Tóquio

O fabricante diz que as últimas melhorias para o conceito do pneu sem ar vão ajudar a tornar viável a sua comercialização em larga escala. O pneu 'não-pneumático' tem capacidade de suporte de carga melhorado em relação à primeira versão.

Pneu de resina termoplástica tem vantagem ambiental além de ser mais seguro (Foto:Efe)

Invenção do pneu. A invenção do pneu com câmara de ar data de 1888, quando o veterinário e inventor escocês John Boyd Dunlop, desenvolveu uma roda mais confortável para o velocípede de seu filho de nove anos de idade.

Antes disso, as rodas eram de madeira, ferro, ou materiais compostos, o que prejudicava a condução e conforto. O triciclo do filho do inventor era utilizado para ir a escola pela ruas esburacadas de Belfast.

Para resolver o problema de trepidação, Dunlop inflou alguns tubos de mangueira de latex, utilizados em medicina, com uma bomba de ar de inflar bolas. Depois, envolveu os tubos com uma manta de lona para proteger e colocou em volta da roda do triciclo.

A ideia foi patenteada em 1889. O desenvolvimento do pneu com câmara foi crucial para a expansão do transporte terrestre, com introdução de novas bicicletas e automóveis.(Com agência Efe)

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