Fabio Motta/Estadão
Fabio Motta/Estadão

Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Por autonomia, funcionários do IBGE protestam no Rio

Cancelamento da divulgação da Pnad Contínua desencadeou crise de gestão no órgão; sindicato critica o uso político da crise institucional

Vinicius Neder, Agência Estado

16 de abril de 2014 | 11h29

RIO - Cerca de 350 pessoas passaram pelo ato de funcionários do IBGE nesta quarta-feira, 16, conforme lista de presença que circulou na manifestação. O ato foi realizado pela autonomia do instituto e contra a suspensão da divulgação da Pnad Contínua. Segundo Ana Carla Magni, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas (ASSIBGE), todos os empregados da unidade da Avenida Chile, no Centro do Rio, pararam para participar do ato. Na sede principal do IBGE, também no Centro do Rio, os servidores trabalharam normalmente.

Segundo Suzana Dumont, da Assibge, dirigentes do sindicato terão uma reunião hoje a tarde, para definir a pauta da assembleia geral dos trabalhadores, marcada para o próximo dia 24. A assembleia será realizada simultaneamente em todo o País.

O sindicato critica o uso político da crise institucional que o órgão atravessa pela oposição, no Congresso. "É precipitado dizer que não querem divulgar a pesquisa porque o dado é ruim", disse Ana Carla. Segundo ela, os reais motivos para a suspensão da divulgação da Pnad seguem pouco claros.

O ato é em defesa da autonomia do IBGE. Para a sindicalista, a recente suspensão da pesquisa apenas ampliou uma crise que vinha de antes, com o corte no orçamento do instituto. "Não dá para dar jeitinho na produção de estatística", disse Ana Carla.

O ato começou por volta de 10h, apesar do dia chuvoso. O sindicato armou duas tendas em frente a sede, onde foi servido um café da manhã. Nos diversos discursos de representantes dos trabalhadores no ato desta manhã, foram muitas as críticas contra o conselho diretor do IBGE e contra a presidente do instituto, Wasmália Bivar

Tudo o que sabemos sobre:
PnadIBGEprotestoRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.