Porto do Rio receberá R$ 3 bi em investimentos até 2016

O Porto do Rio deve crescer até quatro vezes até 2016 e receberá investimentos de RS 3 bilhões, informou nesta segunda-feira o secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Julio Bueno, no lançamento do projeto "Porto do Rio Século XXI". Do total de novos investimentos, RS 1,27 bilhão virão dos governos federal, estadual e municipal. As obras já começaram, com a construção de uma via que liga o porto à Avenida Brasil.

SABRINA VALLE, Agencia Estado

20 de agosto de 2012 | 14h01

O crescimento do porto será beneficiado por uma mudança tributária no ICMS de importação a partir de janeiro de 2013, que aumentará a competitividade do Porto do Rio em relação a outros do País. O presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, informou que será construído um novo pier, para receber de seis a sete navios, acomodando até 24 mil turistas em 2016. Para a Copa do Mundo, em 2014, parte das obras estará concluída, de forma a receber 10 mil passageiros, elevando a capacidade hoteleira da cidade durante o evento esportivo.

Na parte de cargas, a área também passará por dragagem, para dobrar o calado atual para 14 metros. O secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, acredita que a movimentação de cargas no porto deve crescer mais de 50% a partir do ano que vem.

Tudo o que sabemos sobre:
logísticaportoRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.