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Postos com 'bandeira branca' são 44% do total no País

Por Alaor Barbosa
Atualização:

Os postos de combustíveis com "bandeira branca", ou seja, sem vínculos formais com as grandes distribuidoras, estão ampliando a sua participação no mercado e já respondem por 44,1% dos postos autorizados a operar no País, ante 40,4% registrados no final de 2006. Os dados foram apresentados hoje pelo superintendente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Edson Silva, em seminário realizado pela agência para apresentar os números de 2007. Silva não quis avançar uma explicação para esse aumento. Ao todo, o Brasil tinha 35.702 postos varejistas de combustíveis no final de 2007 (34.165 no final de 2006), dos quais 15.744 eram de bandeira branca (13.815 no final de 2006). Essa situação é mais comum na região Centro-Oeste, onde os postos de bandeira branca representam 54,5% do total; 50% no Norte; 48,0% no Sudeste e 46,7% no Nordeste. Na região Sul os postos sem vínculos formais com as distribuidoras representam apenas 27,6% do total. A BR distribuidora, da Petrobras, manteve a liderança isolada no mercado de praticamente todos os combustíveis e ampliou a sua participação. No segmento de gasolina, por exemplo, a estatal respondeu por 25,3% do mercado, seguida da Ipiranga (15,3%), Shell/Sabba (11,7%), Chevron (9,3%), Esso (7,5%) e Alesat (5,8%). No mercado de óleo diesel a participação da BR atingiu 32,9%, seguida da Ipiranga (22,0%), Shell/Sabba (11,3%), Chevron (8,85), Esso (4,8%) e Alesat (3,4%). Na comercialização de álcool a participação da BR é menor, com 18,2%, seguida de Ipiranga (12,7%), Shell/Sabba (11,0%), Chevron (6,9%), Petrosul (5,2%) e Esso (5,1%). No mercado de GLP, a líder de mercado é o grupo holandês SHV (23,42%), seguido do Ultra (23,25%), Liquigas (21,72%), e o Nacional (18,26%). Em querosene de aviação a BR tem participação de 55,0%, a Shell, de 31,9%, e a Esso, de 12,6%, conforme os dados da ANP.

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