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Potencial do interior é pouco explorado por anunciantes

Pesquisa mostra que aplicação de verba de mídia desconsidera oportunidades no interior de SP

Marili Ribeiro, O Estadao de S.Paulo

12 de novembro de 2007 | 00h00

Da série de estudos que vêm sendo preparados desde o ano passado pela agência de propaganda Talent para esmiuçar o cenário de consumo do País, acaba de sair do forno ''''As ''''Califórnias Brasileiras'''' estão mais perto do que pensamos''''.Desta vez, a equipe de mídia da agência detalhou o interior do Estado de São Paulo. São 23.818.401 habitantes, ou 13% da população do País, com um poder de consumo 34% superior à média brasileira. Um universo que consome anualmente US$ 43,74 bilhões do que é produzido no Brasil.Porém, se é fato corriqueiro que o interior de São Paulo é o segundo mercado consumidor do Brasil, logo após o da capital do Estado, o que surpreende, como diz Paulo Stephan, diretor de mídia da Talent, é o fato de o alto potencial de consumo do interior ser ainda mal aproveitado pelos anunciantes.''''Quando se faz a análise de aplicação da verba publicitária na região, nota-se que as oportunidades de mídia não são utilizadas, em alguns casos, até mesmo por falta de conhecimento dos hábitos que, embora parecidos com os da capital, não são iguais'''', diz. ''''Entre os hábitos que diferenciam a capital do interior está, como forma de lazer, o ato de caminhar para se tomar um sorvete, o que é impossível de se fazer em São Paulo por medo da violência.''''O estudo buscou reunir dados que demonstram o quanto esse universo, que soma um PIB de US$ 130 bilhões e renda per capita de US$ 9,8 mil, pode representar em termos de oportunidades de negócios. Para tal, retrata características de doze regiões, que foram divididas segundo a recepção de sinais de tevê. E, mais do que isso, cruza, por exemplo, dados de consumo com as épocas de safras características de cada uma dessas regiões. ''''É nesse período que o anunciante deve aproveitar as verbas para aplicar sua verbas'''', diz Stephan.No interior de São Paulo há 69 shoppings centers, o que equivale ao total existente nos três Estados da Região Sul, ou então à soma dos empreendimentos do gênero em todo o Nordeste. São 33 aeroportos interligando as principais cidades. Lugares onde vive uma população que costuma sair para se divertir e viajar bem mais do que os seus pares que vivem na capital do Estado.Entre as categorias em que o consumo per capita no interior é maior do que a média brasileira estão: a frota de veículos, 51% maior; os gastos com manutenção do lar (35% maior); eletrodomésticos e equipamentos em geral (21%); e despesas com viagens (16%).MÍDIA NO INTERIOR DE SP436 jornais32 emissorasde TV aberta500 mildomicílios assinantes de TV paga570 emissorasde rádio (am e fm)8,157 milcartazes de outdoor, em 3.908 locais

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