Preço ao consumidor cai 0,1% este mês na Alemanha

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha recuou 0,1% em setembro, na comparação com o mês anterior, e aumentou 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, preliminares, foram divulgados hoje pelo escritório federal de estatísticas (Destatis). Economistas esperavam uma queda de 0,2%, em bases mensais, e uma alta de 1,3%, na comparação com setembro de 2009.

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

28 de setembro de 2010 | 11h14

"Como nos meses anteriores, a taxa de inflação é influenciada significantemente pelos fortes aumentos dos preços do petróleo e do óleo de calefação, bem como das frutas e hortaliças", disse o escritório em comunicado. Em agosto, o CPI ficou inalterado na comparação com julho e avançou 1% ante igual período de 2009.

De acordo com a metodologia harmonizada da União Europeia, a leitura preliminar ficou em linha com as projeções dos analistas, mostrando um declínio de 0,2% em setembro, em bases mensais, e uma alta de 1,3%, na comparação com igual mês do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
preçosconsumidorCPIAlemanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.