Publicidade

Preço das importações nos EUA sobe 2% em agosto ante julho

Alta no petróleo influenciou no aumento; na comparação com agosto de 2008, preço registrou queda de 15%

Por Marcilio Souza e da Agência Estado
Atualização:

Os preços dos produtos importados aumentaram 2% em agosto na comparação com julho nos EUA, informou o Departamento de Trabalho nesta sexta-feira. Economistas consultados pela Dow Jones previam alta de 1,2%. O declínio de julho ante junho foi confirmado em 0,7%.

 

PUBLICIDADE

Frente a agosto do ano passado, os preços dos produtos importados pelos EUA diminuíram 15%, após caírem 19,2% em julho ante julho de 2008, maior queda desde o início da série, em 1982.

 

Os preços das importações de petróleo aumentaram 10,5% em agosto ante julho, o sexto ganho em sete meses, mas recuaram 38,1% frente a agosto do ano passado. Excluindo petróleo, os preços das importações aumentaram 0,4% em comparação com julho, mas recuaram 6,5% ante agosto de 2008.

 

Os preços dos alimentos importados aumentaram 1,7% em agosto ante julho, o maior aumento deste ano; os de bens de capital subiram 0,1%. Os preços de bens de consumo excluindo automóveis recuaram 0,2%; ante agosto de 2008, a queda foi de 1,2%, o maior recuo desde junho de 2002.

 

Os preços dos bens importados da China aumentaram 0,2% em agosto ante julho; os de bens provenientes da União Europeia subiram também 0,2% e os do Canadá aumentaram 2,7%.

 

Os preços das exportações dos EUA, enquanto isso, aumentaram 0,7% em agosto ante julho, mas ficaram 6,1% abaixo dos níveis praticados há um ano. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.