PUBLICIDADE

Preços agropecuários caem na 1ª quadrissemana de agosto

Dados do IEA indicam recuo de 1,88% nos preços recebidos pelos produtores rurais em São Paulo

Por Venilson Ferreira e da Agência Estado
Atualização:

Os preços recebidos pelos produtores rurais paulistas recuaram 1,88% na primeira quadrissemana de agosto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O indicador de preços recebidos (IqPR) recuperou 2,2% em relação à forte queda de 4,12% observada na última quadrissemana de julho.

 

PUBLICIDADE

A recuperação do indicador se deve à leve queda, de apenas 0,73% nos preços dos produtos de origem vegetal, que ficaram 3,9% acima da perda de 4,57% registrada na quadrissemana anterior. Segundo os técnicos do IEA, "a recuperação se deve, em grande parte, à variação positiva da laranja para indústria e da queda menos acentuada dos preços da cana de açúcar". O índice de preços dos produtos de origem animal recuou 4,74%, acentuando a queda de 3,02% verificada na última quadrissemana de julho

 

Os produtos que registraram as maiores altas na primeira quadrissemana de agosto foram laranja para indústria (35%), amendoim (14,57%), banana nanica (13,24%) e os leites tipo B (5,09%) e tipo C (4,71%)). As maiores quedas de preços foram laranja para mesa (30,75%), carne suína (21,18%), ovos (17,9%), batata (15,22%), carne de frango (8,95%) e feijão (8,19%).

 

Os técnicos do IEA atribuem a alta de preços da laranja para indústria ao inicio da colheita de variedade de melhor qualidade para produção de suco e expectativa de menor safra na Flórida.

 

Já a queda dos preços da laranja de mesa se deve "ao efeito safra, associado ao tradicional menor consumo de sucos caseiros nos meses de inverno".

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.