Preços ao consumidor sobem 0,1% na zona do euro

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) subiu 0,1% em novembro na comparação com outubro e 0,5% ante novembro de 2008, informou hoje a agência de estatísticas Eurostat. O aumento na comparação anual foi menor que a primeira estimativa, de alta de 0,6%, divulgada no fim de novembro. A última vez em que o CPI havia subido na comparação anual havia sido em abril.

MARCÍLIO SOUZA, Agencia Estado

16 de dezembro de 2009 | 08h56

Os preços mais altos de álcool e tabaco foram os principais propulsores da inflação em novembro, tanto na comparação mensal quanto na anual. Mas uma queda bem menos acentuada dos preços de energia também contribuiu para a volta da inflação. Depois de terem recuado 8,5% nos 12 meses encerrados em outubro, os preços de energia recuaram 2,4% nos 12 meses até novembro.

Excluindo esses itens voláteis e alguns outros, como alimentos, o núcleo da taxa anual de inflação desacelerou de 1,2% em outubro para 1,0% em novembro. Na comparação mensal, o núcleo do CPI registrou queda de 0,1%. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
preçosinflaçãozona do euro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.