Preços ao consumidor sobem 0,3% em agosto nos EUA

O índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA subiu 0,3% em agosto, em relação a julho, informou hoje o Departamento do Trabalho do país. O resultado foi o mesmo registrado em julho e ficou dentro do esperado pelos analistas. Esta foi a segunda alta mensal seguida para o indicador, que foi puxado pelos preços da gasolina e dos alimentos.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

17 de setembro de 2010 | 09h54

O núcleo do CPI, que é bastante observado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e exclui os preços voláteis de energia e alimentos, ficou estável em agosto ante julho, após subir nos três meses anteriores. Economistas esperavam um aumento de 0,1% no núcleo do CPI em agosto.

Já o índice de preços da gasolina cresceu 3,9% em agosto, depois de subir 4,6% em julho, enquanto o índice para alimentos aumentou 0,2%. Em comparação com agosto do ano passado, o CPI subiu 1,1%, levemente abaixo da alta de 1,2% vista em julho. O núcleo do CPI cresceu 0,9%, abaixo da meta de inflação informal do Fed, que vai de 1,5% a 2,0%. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
preçosinflaçãoconsumidorEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.