Preços de químicos de uso industrial sobem em março

A tendência de elevação dos preços de produtos químicos de uso industrial, em linha com a variação do petróleo nos últimos meses, voltou a se repetir em março. De acordo com dados preliminares divulgados hoje pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), os preços do setor subiram 1,65% entre fevereiro e março. Na comparação com março do ano passado, os valores praticados no mercado interno apresentam alta de 10,33%.

ANDRÉ MAGNABOSCO, Agencia Estado

28 de abril de 2011 | 17h14

Quando considerados os resultados do primeiro trimestre, a variação é ainda mais expressiva: 13,55%. "No mercado internacional, observa-se uma tendência de recuperação de preços, após o período de baixa decorrente da crise mundial", justifica a Abiquim, para quem os preços apresentam tendência de retornar a patamares de três ou quatro anos atrás.

Derivada do petróleo, a nafta é uma das principais responsáveis pela disparada dos preços. Segundo o levantamento da Abiquim, o preço internacional do insumo chegou a US$ 986 por tonelada no mês passado. Quando convertida para reais, a cotação do insumo já apresenta expansão de 16,08% apenas no primeiro trimestre deste ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.