finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Preços sobem 0,2% em outubro no Reino Unido

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido acelerou o ritmo de alta em outubro, em base anual, pela primeira vez em oito meses, com a taxa de inflação passando para 1,5%, da mínima em sete anos de 1,1% em setembro. O dado ficou dentro da expectativa dos economistas. Em relação ao mês anterior, o CPI subiu 0,2% em outubro, levemente acima da previsão de economistas, de alta de 0,1%.

NATHÁLIA FERREIRA, Agencia Estado

17 de novembro de 2009 | 09h28

O Banco da Inglaterra (BOE, o banco central inglês) previa que a inflação ao consumidor anual, cuja meta é de 2,0%, voltasse a subir novamente em outubro. A autoridade monetária acredita, no entanto, que o movimento será temporário.

O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis de energia, alimentos, álcool e tabaco, subiu 1,8% em outubro ante outubro de 2008, após alta de 1,7% em setembro. Em comparação ao mês anterior, o núcleo avançou 0,1 em outubro. A taxa anual de inflação no varejo (RPI, na sigla em inglês) caiu 0,8% em outubro, após declínio de 1,4% em setembro, no ritmo mais forte de aceleração desde agosto de 1990. Em relação ao mês anterior, o RPI subiu 0,3% em outubro. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
preçosinflaçãoReion Unido

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.