Prêmio da ANJ leva publicitários a Cannes

Associação comemora crescimento na circulação de jornais em 2007

Marili Ribeiro, O Estadao de S.Paulo

13 de março de 2008 | 00h00

Após três anos de expansão vigorosa, tanto na circulação de jornais como no aumento de participação na receita publicitária, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), como destacou o presidente da entidade, Nelson Sirotsky, vive "no ano de comemoração de seus 200 anos um momento único de boas perspectivas". E uma das formas de os dirigentes da associação valorizarem o cenário favorável foi incrementar o Prêmio ANJ de Criação Publicitária. Os vencedores nacionais da 7ª edição, que serão anunciados em novembro, viajarão para o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, em 2009, com tudo pago. O anúncio, feito ontem, reuniu além de Sirotsky, que é presidente do grupo de comunicação gaúcho RBS, proprietários e representantes de jornais de todo o País e mais profissionais de publicidade, entre eles Washington Olivetto, Luís Lara, Bia Aidar, Antonio Fadiga, Ricardo Chester, José Borghi, Hugo Rodrigues entre outros.A circulação de jornais cresceu 11,8% em 2007, passando de 7,23 milhões de exemplares por dia, em 2006, para mais de 8 milhões. Essa expansão foi acompanhada de aumento de participação no bolo publicitário de 15,2%, movimentando no ano passado R$ 3,1 bilhões. "Os jornais passaram de uma atitude de intimidação, diante da revolução digital, para abraçar as novas mídias nos seus portais na internet, que hoje já abrigam áudio e imagem e são, como comprovam as pesquisas, os sites de notícias mais procurados na internet, deixando os de televisão e revistas para trás", comemora Walter de Mattos Jr., presidente do jornal Lance! e vice-presidente da ANJ. Hoje, a abrangência do canal de comunicação jornal é medida pelos empresários do setor não mais apenas pelo sucesso de suas versões impressas, mas também pelo resultado de sua audiência online. "Não podemos descuidar da credibilidade que marcas como Estado, Globo, Folha e Zero Hora, entre outros jornais, transferem para a internet. Trata-se de um patrimônio que merece cuidado e, por isso mesmo, estamos investindo em pesquisas que quantifiquem isso", diz Antonio Athayde, diretor da ANJ Para publicitários como Hugo Rodrigues, diretor de criação da Salles Chemistri Publicidade e vencedor da última edição do Prêmio ANJ de Criação Publicitária, a relevância no meio jornal é indiscutível pois, como conta, o anunciante, no caso a montadora GM, fez questão de comparecer no ano passado à premiação.Em média, desde que foi criado em 2000, têm sido inscritas 1.100 peças publicitárias por edição para concorrer nas categorias regional e nacional. Disputam a 7ª edição os anúncios veiculados entre março a 30 de setembro deste ano. A premiação será feita em novembro. Ao todo são sete categorias premiadas: uma página, página dupla, meia página, um quarto de página, classificados, outros formatos e, a novidade deste ano, um prêmio para os anúncios online. As premiações regionais serão divididas em Norte e Nordeste; Centro-Oeste, Espírito Santo e Minas Gerais; Rio de Janeiro; Sul e São Paulo. Os vencedores regionais vão ganhar notebooks . Serão premiados os dois profissionais da Criação e os dois da Mídia responsáveis pelo anúncio vencedor.

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