PUBLICIDADE

Presidente do banco central americano diz que inflação está sob controle

Declaração veio após resultado expressivo de criação de empregos nos Estados Unidos

Por Francine De Lorenzo
Atualização:

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta sexta-feira, 4, que os dados econômicos dos EUA sugerem um bom momento para 2019 e que a inflação nos EUA está sob controle, apesar da baixa taxa de desemprego.

Em evento em Atlanta ao lado dos ex-presidentes do banco central americano Janet Yellen e Ben Bernanke, Powell afirmou que o relatório de empregos nos EUA (payroll) divulgado mais cedo foi bastante forte e que, de uma forma geral, 2018 foi um bom ano para a economia americana. Ele pontuou que os números não geram preocupação com a inflação, e observou que a relação entre inflação e aumento salarial é fraca.

Powell afirmou que os dados econômicos dos EUA sugerem um bom momento para 2019. Foto: AP Photo/Jacquelyn Martin

PUBLICIDADE

Segundo Powell, os mercados financeiros estão precificando os riscos negativos. Ele destacou que o Fed está atento aos indicadores econômicos e "sempre preparado" para ajustar a política monetária, se necessário. "Seremos pacientes em observar a economia", comentou.

Em relação ao balanço da instituição, Powell pontuou que se o Fed concluir que as reduções estão causando problemas nos mercados, poderá rever sua política. "Estamos ouvindo o mercado e, se necessário, não hesitaremos em promover mudanças", afirmou.

Sobre as críticas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem fazendo à autoridade monetária, Jerome Powell afirmou que o Fed tem uma forte cultura de não interferência política. Questionado se poderia renunciar caso o presidente americano, Donald Trump, assim pedisse, Powell respondeu que não.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.