Presidente do Fed se reúne com o Congresso americano

Ben Bernanke vai expor relatório sobre a avaliação da economia dos Estados Unidos

Efe,

24 de fevereiro de 2010 | 03h44

O presidente do Federal Reserve (Fed,o Banco Central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, vai expor nesta quarta-feira, 24, e amanhã ao Congresso americano seu relatório semestral sobre a economia, e deve explicar os possíveis passos para retirar os programas de estímulo monetário.

Bernanke se reúne nesta às 12h (de Brasília) com o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara Baixa. Na próxima quinta-feira, 25, às 11h (também de Brasília) está agendado o encontro com o Comitê dos Bancos do Senado.

 

Além de apresentar sua avaliação da situação da economia americana, Bernanke responderá às perguntas dos legisladores sobre a futura retirada da intervenção extraordinária na economia por parte do banco central.

 

O chefe do Fed anunciou, no último dia 10 de fevereiro, que a entidade planeja realizar um ajuste monetário mediante uma possível diminuição do dinheiro injetado no sistema financeiro e uma eventual alta de juros, embora tenha enfatizado que, por enquanto, vai manter sua política.

 

Oito dias depois, o Federal Reserve elevou em 0,25 pontos percentuais a taxa de juros que cobra aos bancos por empréstimos de emergência. A medida representou um freio em uma das medidas extraordinárias adotadas em resposta à crise.

 

Analistas acreditam que o banco central vai esperar até a segunda metade do ano para elevar os juros básicos. A medida deve elevar o custo de todos os tipos de empréstimos, desde os hipotecários até os dedicados às empresas, freando a atividade econômica.

 

Tudo o que sabemos sobre:
FedCongressoeconomiaEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.