PUBLICIDADE

Publicidade

Presidente quer vetar facilitação de venda de terras a estrangeiros

Texto determina que a soma das áreas rurais não poderá ultrapassar 25% da superfície dos municípios onde se situam

Foto do author Daniel  Weterman
Por Daniel Weterman e Emilly Behnke
Atualização:

BRASÍLIA | O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai vetar o projeto de lei que facilita compra, posse e arrendamento de propriedades rurais no Brasil por pessoas físicas ou empresas estrangeiras, caso seja aprovado pelo Congresso. O texto já foi aprovado pelo Senado e agora depende de análise dos deputados. 

Jair Bolsonaro, presidente da República Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

PUBLICIDADE

O projeto flexibiliza a venda ou o arrendamento de propriedades rurais a empresas do exterior. A medida dispensa necessidade de autorização ou licença para aquisição e qualquer modalidade de posse por estrangeiros para imóveis com áreas até quinze módulos fiscais.

O texto determina que a soma das áreas rurais pertencentes e arrendadas a pessoas estrangeiras não poderá ultrapassar 25% da superfície dos municípios onde se situam. A aquisição de terras na região do bioma amazônico e áreas de fronteiras dependerão do aval do Conselho de Defesa Nacional.

“Você acha justo vender terras aqui para estrangeiros? Ele nunca mais vai revender, vai ser território dele”, afirmou na última quinta-feira, em transmissão na rede social. “Vai para a Câmara, se a Câmara aprovar tem o veto meu. Aí o Congresso vai derrubar ou não o veto. Falta patriotismo para nós. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado”, acrescentou. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.