finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Prévia do PIB de julho aponta recuperação da atividade econômica

Na primeira metade do ano, o Brasil entrou em recessão técnica; índice do BC mostra crescimento de 1,50% em relação a junho

Célia Froufe, Agência Estado

12 de setembro de 2014 | 08h31

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira, 12, aponta para recuperação do ritmo de crescimento da economia em julho em relação ao desempenho de junho. Na comparação, foi apontado pela autoridade monetária avanço de 1,50%. Trata-se da maior variação positiva em seis anos. 

Leia Também

O que é o PIB?

No último semestre, após dois trimestres consecutivos de retração da produção de bens e serviços da economia, ficou registrada a situação de recessão técnica da economia brasileira

De acordo com dados divulgados, o número passou de 144,14 pontos em junho, na série dessazonalizada, para 146,30 pontos em julho. Esse nível é quase o mesmo de maio, quando índice ficou na altura de 146,35 pontos. O resultado ficou acima da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções (1,05%), mas dentro do intervalo das estimativas (-0,60% a +1,70%).

Nos 12 meses encerrados em julho de 2014, é possível observar crescimento de 1,17% na série sem ajuste. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o indicador ainda se mantém no terreno positivo, ao ficar com uma taxa de 0,07% (sem ajuste). 

Até junho, por esse critério, ainda era verificada uma leve alta de 0,13%. Na comparação entre os meses de julho de 2014 e de 2013, houve retração de 0,23% também na série sem ajustes sazonais. Na série observada, julho terminou com IBC-Br em 150,09 pontos.

O indicador de julho de 2014 ante o mesmo mês de 2013 mostrou queda menor do que a mediana (-0,90%), mas também ficou dentro das previsões (-2% a +0,10%) dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções.

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os componentes do indicador estão a Pesquisa Industrial Mensal e a Pesquisa Mensal de Comércio. (Com Reuters)

Tudo o que sabemos sobre:
PIBMercado FinanceiroBanco Central

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.