Previdência lança sistema online para atender usuário

A Ouvidoria Geral da Previdência Social inaugura hoje o SOU-WEB, um sistema online para solucionar reclamações. O usuário poderá fazer o registro pela internet das sugestões, denúncias, reclamações ou elogios.De acordo com o ouvidor Paulo Marcello Marques, o SOU-WEB vai diminuir o tempo de resposta, que varia de acordo com o tipo da demanda. Ele lembra que as denúncias são analisadas e encaminhadas aos setores devidos de forma segura e sigilosa. Haverá economia de papel, pois todas as informações serão digitalizadas.Marques acrescentou que o sistema permite a tramitação mais rápida entre a Ouvidoria e os setores que solucionam os casos, e, conseqüentemente, entre a Ouvidoria e o cidadão. Ele explicou que, antes, os encaminhamentos eram feitos em lotes, a cada 10 dias, por agência ou setor. Agora, com o novo sistema, o trâmite será online.A Ouvidoria recebe uma média de 17 mil registros por mês, a maioria reclamações sobre benefícios, seja por atraso na concessão, na revisão, no recurso ou no pagamento. Em 2007, as reclamações sobre benefícios representaram 83% da demanda. De janeiro a dezembro de 2007, dos 170.964 registros novos que entraram na Ouvidoria, houve resposta e solução para 140.799 casos.

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