Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Primeira pessoa

Blanca Treviño, presidente da Softtek

, O Estado de S.Paulo

23 de maio de 2011 | 00h00

''O Brasil é um mercado sexy''

A Softtek é a maior empresa de tecnologia da informação do México. Seus 30 escritórios nos Estados Unidos, América Latina, Europa e China vendem serviços para clientes globais. Há duas semanas, Blanca Treviño, presidente da Softtek, visitou o Brasil. A seguir, trechos da entrevista.

Qual é a importância do Brasil?

O Brasil é nossa segunda operação. Nascemos no México, mas o México não é nosso o mercado principal. Os EUA representam cerca de 40% de nossos negócios, o Brasil 25% e o México 18%. Depende um pouco do câmbio. O Brasil é um mercado sexy e muito dinâmico, que está crescendo tanto e oferece muitas oportunidades. O mercado doméstico brasileiro é muito forte.

Como estão os custos do Brasil comparados com os da China?

Os custos da China são muito mais baixos. Não como antes, porque mesmo a China veio se apreciando. Mas, conforme a China vai preparando mais gente, a tendência é baixar, pela demografia. No Brasil, os preços vão subindo por demanda. O Brasil é um país caro. Os custos na China são, quando muito, 40% dos custos do Brasil. Não há engenheiros suficientes para a demanda brasileira. Países que precisam de mais investimento são mais propícios a incentivar o mercado. Como o Brasil é sexy, não precisa incentivar nada. As empresas vêm por si mesmas.

Como é ser uma mulher no comando de uma empresa de tecnologia?

Tenho me sentido muito privilegiada. Não posso falar que tenha sido difícil. A mulher não pode se limitar. Tenho uma vida familiar forte, me encanta ser mãe e quero ser avó. Mas, na escola das minhas filhas, nenhuma mãe trabalhava. Marcavam café da manhã das mães às 10h30. Nos EUA e na Europa, é muito mais comum que a mulher trabalhe.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.