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Procon dá orientações sobre colocação de piso

A Fundação Procon-SP orienta o consumidor sobre colocação de pisos e carpetes. Principais dicas são pesquisar preço, guardar documentação referente à compra e contratar profissionais qualificados para a instalação.

Por Agencia Estado
Atualização:

A Fundação Procon-SP - órgão de defesa do consumidor ligado ao governo do Estado - orienta sobre quais os cuidados que o consumidor deve tomar ao escolher revestimentos, já que existem várias opções. Antes de definir o que comprar é importante pesquisar e verificar qual é o produto mais recomendável para cada ambiente. O consumidor deve anotar as medidas dos locais onde serão utilizados os produtos, para calcular a quantidade que será utilizada. Assim, ele fará melhor a sua pesquisa de preços. Aconselha-se levar uma planta do local, o que facilitará o cálculo. O Procom recomenda que se pesquisem preço, prazo de colocação, qualidade, praticidade na hora da limpeza, conservação e durabilidade do produto. Com essas informações, o consumidor poderá fazer melhor o balanço de custo/benefício e decidir pelo produto que mais se adapte ao seu estilo de vida. A durabilidade de um revestimento dependerá do local em que for colocado e também dos cuidados dispensados na sua manutenção, para que se conserve e dure por mais tempo. Para formar sua opinião, o comprador deve tirar suas dúvidas junto aos projetistas ou vendedores no show room Ao efetuar a compra, o consumidor deve verificar se no corpo do pedido consta: nome do produto, código, tonalidade, metragem e tudo que foi combinado com o vendedor. Ao serem assinados, os pedidos devem ser lidos com atenção. Cuidados especiais precisam ser tomados com a metragem, pois às vezes o vendedor pode querer empurrar material em excesso, com a desculpa de perda no momento da colocação. Ao receber o material, o comprador deve verifique se as especificações do produto são as mesmas em todas as caixas (nome do produto, tonalidade, tamanho, cor e qualidade). Havendo irregularidades, ele não deve receber a mercadoria, especificando o motivo da recusa. Carpete de madeira O carpete de madeira não é muito resistente, pois normalmente é feito de compensado e laminados de madeiras que riscam facilmente. Não há como eliminar o risco, a solução é trocar a peça. Também não podem ficar expostos ao sol pois mudam de tonalidade. Ao escolher deve-se verificar a diferença de tonalidade entre a madeira usada para o piso e o rodapé. Esses são produtos feitos de madeira natural, o que faz com que possam existir algumas variações na tonalidade do piso, porém, se na hora da entrega a diferença for muito grande em relação àquele produto apresentado no ato da compra ou apresentar diferenças profundas no próprio lote, o comprador precisa exigir o cumprimento do que foi acordado anteriormente. Antes da instalação do carpete de madeira é preciso verificar a eventual necessidade e o custo de impermeabilização do local. O contrapiso precisa ser muito bem feito para não causar problemas posteriores, pois as chapas de madeira podem mofar, apodrecer e estourar. Como pode ser uma exigência para a colocação do produto, este gasto deverá ser também computado no momento da escolha, pois não é barato. Para maior vida útil do seu carpete de madeira é importante seguir as orientações do fabricante. Assoalhos e tacos Os assoalhos e tacos são mais caros, porém levam vantagem por serem mais resistentes. Sendo aplicados em diagonal (criando desenhos) o preço pode subir até 40%, pois há maior gasto do material. O assoalho dura em média seis anos até a primeira manutenção (raspagem e aplicação do sinteco). Dependendo da espessura, pode sofrer até dez raspagens, significando uma vida útil de até 50 anos Havendo riscos estes podem ser amenizados com aplicação de cera, até a nova raspagem. Na hora do orçamento, o consumidor deve certificar-se de que no preço do revestimento já esteja incluída a colocação e exigir a sua descrição. Cerâmica Se o comprador optar pela colocação de cerâmica é importante que ele visite o show room das lojas e conheça fisicamente os produtos que serão instalados. Deve informar-se também sobre a existência de peças exclusivas para rodapé ou desenho, pois reduz em gasto de material e em sujeira do corte, bem como no tempo para a colocação. O custo precisa ser vericado, pois essas peças normalmente são vendidas de forma unitária. As orientações do fabricante com relação à estocagem dos produtos devem ser seguidas. Para garantir um resultado perfeito, beleza permanente e durabilidade, um profissional experiente precisa fazer o serviço. Ferramentas em perfeito estado de conservação e o uso de argamassa colante industrializada de boa procedência são indispensáveis na hora de assentar a cerâmica. Cuidado com liquidações e preços atrativos, pois muitas vezes podem ser produtos com poucas peças para eventual reposição ou que estão saindo de linha. Carpetes de fibra Se a escolha recair sobre carpete também surgem dúvidas. O carpete em um primeiro momento parece mais barato e prático, mas é bom antes de comprar verificar se existem pessoas alérgicas na casa. Em caso positivo, é preciso adquirir carpetes ou tapetes de pouca espessura para que não acumulem pó em grande quantidade. Neste caso, é bom que se avalie se seria melhor optar por outro tipo de piso. Para a colocação deve ser preparada uma planta do local onde o carpete será instalado. Cheque se há umidade na parede ou no piso. Em caso positivo, sane este problema antes da colocação. Veja se no local há incidência de luz solar, pois dependendo da cor o material poderá mudar de tonalidade com o tempo; verifique também se o carpete é inteiriço. Se houver sobras de carpete exija-as, pois poderão ser usadas como capachos ou para eventuais reparos futuros. Exija informação sobre a composição têxtil do produto e sobre as indicações de conservação e limpeza. Os consumidores que tiverem alguma dúvida ou reclamação poderão recorrer à Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo Sé (Pça. do Carmo, s/n), Santo Amaro ( R. Amador Bueno, 176/258) ou Itaquera (ao lado do Metrô Itaquera). O atendimento por carta é feito pela Caixa Postal 3050 CEP 01061-970 SP-SP. O número do fax é (0xx11) 3824-0717. Telefone 1512 (informações gerais). Informação sobre reclamações contra fornecedores no número 3824.0446.

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