bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

‘Procurado pela polícia’, vinagre subiu quase 9 vezes a inflação em SP

Produto subiu 0,86% em maio, enquanto o IPC-Fipe ficou em 0,10%, mas ganhou fama após 30 serem presos por 'porte de vinagre'

Cley Scholz, do Economia & Negócios,

14 de junho de 2013 | 13h05

SÃO PAULO - O vinagre está liderando a lista de palavras mais citadas no Twitter nesta sexta-feira, 14, segundo o site trendsmap.com, que permite ver no mapa global as principais palavras-chave publicadas na rede social por região a cada instante.

Presente diariamente na mesa do brasileiro, o preço do produto subiu quase nove vezes acima da inflação em maio na cidade de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O vinagre subiu 0,86% em maio, enquanto a inflação média dos produtos pesquisados, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), ficou em 0,10%.

Mas o motivo da fama do vinagre da noite para o dia não foi a inflação, e, sim, a prisão de manifestantes nos protestos contra as tarifas de ônibus.


Mais de 30 pessoas foram detidas por porte de vinagre. O produto costuma ser usado pelos frequentadores assíduos de manifestações pela sua qualidade química de abrandar efeitos do gás lacrimogêneo, outra presença garantida nos protestos que terminam em choque com a polícia.

Inflação do vinagre. A inflação do vinagre desde o início do ano, porém, é negativa, ou seja, houve deflação de -8,86% no preço do produto na capital paulista. A inflação da Fipe este ano foi de 1,57%.

Em 12 meses, a alta do vinagre  é de apenas 1,5%, enquanto a alta inflação da Fipe chega a 5,11%.

Mas, se na matemática dos preços o comportamento do vinagre é exemplar, na área de segurança o produto virou figura procurada pela polícia.

Segundo o tenente-coronel Ben-Hur Junqueira, comandante da operação militar que resultou em pancadaria em São Paulo, o vinagre representa uma série de riscos em grandes aglomerações, e pode até ser usado na fabricação de bombas.

As demais palavras mais citadas no Twitter também referem-se às manifestações. As palavras 'policial', 'viatura' e 'borracha' mostram outro efeito da manifestação desta quinta-feira: a moral da polícia foi, literalmente, para o vinagre.

Tudo o que sabemos sobre:
vinagre

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.